Loja especializada em artigos para observação de aves: binóculos e acessórios, guias de identificação, artesanato e camisetas.
PROMOÇÃO LIVROS MARCOS RODRIGUES: O EQUINÓCIO DOS SABIÁS, UM SABIÁ SUJO E YPABUÇU
Ganhe um desconto na compra dos três exemplares!
O EQUINÓCIO DOS SABIÁS
O início da primavera é o ponto de partida para uma viagem pelo Jardim Tropical. O livro O Equinócio dos Sabiás, de Marcos Rodrigues, descreve o ciclo da vida de um jardim tropical, suas plantas e animais mais comuns e as relações entre eles. Raposas voadoras e gibões aparecem no jardim e explicam as origens da diarreia; uma praia paradisíaca é usada para descrever o jardim tropical; ilhas oceânicas mostram porque o jardim não é uma ilha para passarinhos, mas é uma ilha para sapos. Neste jardim aparecem papagaios, cigarras, gaivotas, corvos, árvores mortas, cupins, tempestades, cães caçadores, flores brancas de cactos, morcegos, beija-flores e dinossauros que contam suas histórias em crônicas que nos levam aos confins do mundo. Vamos à África, Suíça, Mar do Norte, Mississípi e Nova Zelândia para mostrar o que é um jardim tropical. A vida e suas interações estão na frente dos nossos olhos, mesmo que seu jardim seja o simples vaso de violetas encostado num canto qualquer do seu apartamento.
DADOS TÉCNICOS:
ISBN: 978-85-8480-104-6
Título: O Equinócio dos Sabiás
Autor: Marcos Rodrigues
Ano: 2018
Edição: primeira
Editora: Editora UFPR
Cidade/UF: Curitiba/PR
Idioma: Português
Assunto: Crônicas/biologia/ecologia
País produção: Brasil
Encadernação: Brochura
A x L x C: 21,0 x 15,0 x 1,0 cm
Peso: 250 g
Nº de páginas: 175
UM SABIÁ SUJO
A aventura científica sobre a descoberta de uma ave e de um continente
Este livro é uma viagem pela América do Sul sob a luz de uma espécie de ave que só foi descoberta em 2007 e formalmente descrita em 2012. Inicialmente a ave mais parecia um sabiá sujo, mas hoje é conhecida como pedreiro-do-espinhaço. Existem mais de dez mil espécies de aves no planeta. Qual seria a importância de mais uma nesse contexto de milhares? A descoberta do pedreiro-do-espinhaço suscitou um enigma biogeográfico, pois ele pertence a um grupo de espécies que se originou e evoluiu nas altas montanhas da Cordilheira dos Andes e nos frios campos da Patagônia. Como poderia ter surgido nas montanhas de Minas Gerais, local tão distante dessas regiões? O livro é sobre esse paradoxo biogeográfico explicado à luz das mais recentes descobertas da biologia evolutiva em linguagem que lembra um thriller investigativo, e não pode faltar na biblioteca de biólogos, ornitólogos, geógrafos, naturalistas, professores, observadores de aves e todos aqueles que apreciam a natureza e seus encantos.
Um Sabiá Sujo é mais uma bela obra de Marcos Rodrigues, autor de O Equinócio dos Sabiás, um dos grandes sucessos entre os observadores de aves e amantes da natureza.
DADOS TÉCNICOS:
Título: Um Sabiá Sujo - a aventura científica sobre a descoberta de uma ave e de um continente
Autor: Marcos Rodrigues
ISBN: 978-65-86253-56-6
Ano: 2020
Edição: primeira
Editora : Editora UNICAMP
Cidade/UF: Campinas/SP
Idioma: português
Assunto: Aves, conservação, Serra do Espinhaço, ornitologia
País de produção: Brasil
Encadernação: Brochura
A x L x C: 21,0 x 14,0 x2,0 cm
Peso: 450 g
Nº de páginas: 368
YPABUÇU – A VIDA NAS LAGOAS
A partir de crônicas interligadas como num almanaque no qual cada mês do ano mostra as relações ecológicas que podem ser observadas em qualquer lagoa do planeta, os comentários do autor partem para outras localidades, como os grandes lagos da África e da América do Norte, os lagos salgados dos Andes, os grandes lagos fluviais da Amazônia e até o mar da Galileia. Nesse passeio ou viagem, Marcos Rodrigues descreve fenômenos da natureza pouco percebidos, quando não inusitados: a floração das árvores mais antigas do mundo, as viagens transcontinentais de aves, a descoberta das tilápias sagradas pescadas pelos apóstolos, as algas sufocadas por bactérias, a formação de cemitérios de conchas, as viagens de alevinos e muito mais. À medida que os meses passam, encontramos exploradores, naturalistas, poetas, cisnes, baobás, capivaras, urubus, ervas “daninhas” e até estranhos seres como as lampreias e os microcrustáceos. Esses encontros vão construir uma curiosa teia de relações entre caminhada, história, contemplação e ecologia.
“Como em seus livros anteriores que li com grande proveito, Marcos Rodrigues mostra-se advertido como autor de que um cientista é capaz de sair do isolamento nos gabinetes de estudo para atingir o grande público e dar à sua atuação maior repercussão social. Quer nos livros anteriores, quer no que ora temos em mãos, ele escreve numa linguagem amena e de fácil entendimento por todos, evitando jargões teóricos e raciocínios herméticos. Este Ypabuçu, a vida nas lagoas é uma crônica de fatos diversos e de sutis estados de espírito, sendo em resumo uma narrativa encantada e encantatória das caminhadas que o autor se habituou a fazer pelo contorno e as reentrâncias de um lugar cheio de história, de pesquisas importantes e de lendárias crendices: sua amada e famosa Lagoa Santa, no município mineiro de igual nome, que vem a ser a Ypabçu do título. Na narrativa feita por Rodrigues, ciência e sensibilidade se entrelaçam numa simbiose perfeita.” (Leonardo Fróes)
Marcos Rodrigues é biólogo, mestre em Ecologia pela Unicamp e doutor em Zoologia pela Universidade de Oxford, Inglaterra. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Minas Gerais, onde conduz pesquisas na área de comportamento e ecologia animal. É autor de mais de cem artigos científicos e dos livros As aves da ilha de Santa Catarina (Editora da UFSC), O equinócio dos sabiás (Editora UFPR), este premiado como melhor livro de Ciências da Vida pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) em 2019, e Um sabiá sujo (Editora da Unicamp), também premiado com menção honrosa pela Abeu em 2021.
DADOS TÉCNICOS:
Título: Ypabuçu – a vida nas lagoas
Autor: Marcos Rodrigues
ISBN: 978-65-268-1553-7
Ano: 2022
Edição: primeira
Editora : Editora UNICAMP
Cidade/UF: Campinas/SP
Idioma: português
Assunto: Conservação, ambiente lêntico, limnologia, ecologia
País de produção: Brasil
Encadernação: Brochura
A x L x C: 20,5 x 14,0 x 1,5 cm
Peso: 290 g
Nº de páginas: 230
Loja especializada em artigos para observação de aves: binóculos e acessórios, guias de identificação, artesanato e camisetas.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade